Malas e bagagem: como se planejar?

Voltando às postagens normais do blog depois de uma duas semanas um pouco ausente, posso dizer a vocês que tem varias coisas novas acontecendo daqui pra frente – algumas coisas até mesmo inesperadas! Sentiram falta? :)

malasHoje eu quero falar um pouco de uma das etapas fundamentais quando programamos uma viagem: chegou a hora e você precisa fazer as malas! E agora? Planejar e arrumar as malas do melhor jeito possível é um daqueles detalhes importantes que podem ajudar muito no sucesso de uma viagem. Eu creio que muitos ai devem se identificar um pouco com os dilemas que eu mesma passo: quantas roupas eu levo? Qual mala escolher? Como arrumar a mala? O que realmente é necessário e o que é supérfluo?

Tudo depende, primeiro de tudo, do tipo de viagem que você vai fazer. Antes de começar as malas, pergunte-se: O lugar para onde eu vou é frio, quente ou temperado? Qual estação do ano é atualmente naquele lugar (lembre-se que isso muda do hemisfério sul para o hemisfério norte!)? Que tipo de atividades eu vou fazer por la? Quanto tempo eu estarei viajando? Terei a oportunidade de lavar e reutilizar as roupas? Vamos analisar e responder cada uma delas.

c4522107fe296dbda3c1dc74fac52f91

O estilo e a quantidade de malas depende de como for a sua viagem e quanto você esta disposto a carregar. Muitas companhias aéreas se recusam a levar malas maiores ou mais pesadas que o estipulado (informe-se!) ou muitas vezes cobram uma multa; em viagem de trem também não é muito fácil levar malas enormes. Se você pegar trem ou ônibus para chegar até o hotel, considere que muitas vezes você terá que caminhar carregando nas mãos toda a sua bagagem. Quanto você aguenta? Mesmo que você use um táxi para ir de um lugar ao outro, muitos motoristas de táxi cobram um valor para cada mala que você carregar (aqui na Europa já vi cobrarem 1€ por mala).

Duração da viagem: primeiro de tudo, coloque no papel quantos dias você realmente estará viajando e a quantidade de roupas que você vai precisar. Geralmente são necessárias mais partes de cima (camisetas, blusas, etc) do que partes de baixo (calças, bermudas, saias). Outro segredo importante é escolher roupas que combinem entre si e possam ser reutilizadas de vários jeitos diferentes, se possível. Coisas como casacos e sapatos também tem que ser coringas; quanto menos deles e mais possibilidades de uso com cada um, melhor.

Temperatura e clima: se você estiver indo para um lugar quente, o ideal são roupas frescas, leves e confortáveis, e provavelmente você terá que levar uma muda por dia, considerando que a vida de quem viaja não é fácil e cansaço e transpiração são certos! Dependendo do lugar também não se esqueça de óculos de sol e um chapéu. Se o lugar for frio, você provavelmente consegue se virar com menos mudas de roupa mas lembre-se que roupas de frio são maiores e ocupam mais espaço, e espaço é vital! Se o lugar que você vai tem neve ou muita chuva, sapatos/tênis confortáveis, quentes e bem isolados são obrigatórios. Se acabar entrando água gelada no seu pé, acredite, o dia instantaneamente vai ficar muito desagradável (experiencia própria!). Para o inverno geralmente um casaco bom e quente é suficiente, de preferencia um casaco que combine e funcione com qualquer roupa que você pretenda usar. Acima de tudo, lembre-se sempre de conferir a previsão do tempo para o período da viagem. É verdade que o clima pode mudar inesperadamente, mas ao menos você se preparou.

Dica extra para quem esta saindo do Brasil, indo para um lugar com frio e neve pela primeira vez na vida: não subestime o frio do inverno europeu/americano/etc, porque não é o frio que a maioria dos brasileiros esta acostumado! A maioria das roupas que nós usamos para o inverno do sul do Brasil não é quente suficiente para o frio do inverno europeu, por exemplo. Procure comprar casacos e tênis especiais para a situação, e se não encontrar em lojas, peça emprestado para alguém que já viajou, ou então compre no destino da viagem assim que possível! Já vi amigos brasileiros passando mal de frio porque não estavam preparados.

Atividades: o que você pretende fazer na viagem? Viagem mochilão ou viagem chique? Baseie-se também nisso.

Possibilidade de lavar as roupas: muitos albergues oferecem essa alternativa para quem se hospeda. Para quem pretende fazer um mochilão de longa duração, é muito bom; você pode levar menos roupas que o necessário, mas poderá lavá-las e reutilizá-las. Quando for reservar seu hotel não deixe de procurar esta opção.

Depois disso tudo, não se esqueça de coisas essenciais como: guarda-chuvas se na cidade chover ou nevar; havaianas para lugares quentes ou para usar no box na hora do banho, você ganha mais segurança e higiene; pijamas!; toalha, se o hotel não deixar disponível; lenços umedecidos ou lencinhos de bolsa – eles salvam muitas emergências!; a sua necessaire; roupas de baixo e meias; eletrônicos (celular, carregador de bateria, adaptador para tomadas) e etc.

Quando a mala estiver pronta e feita, abra-a novamente, observe e retire pelo menos 10% do conteúdo. Isso ajuda se o peso e a quantidade das malas for um problema, mas também ajuda a deixar a mala mais leve e com um pouco de espaço – espaço que vai ser importante na hora de comprar lembrancinhas da viagem e outras coisas. Afinal, quem nunca compra nada ao fazer uma viagem?

E se você é como eu que sempre pensa ter esquecido alguma coisa ou se voce precisa de ideias, vou deixar aqui algumas listas e alguns sites que podem ajudar. Neles você tem uma sugestão de itens que não podem ser esquecidos (principalmente para viagens longas) e você pode levar a lista na bolsa para depois conferir se não esta esquecendo nada na hora de voltar para casa! Alguns sites até mesmo mostram como montar uma mala de mao para uma viagem de 7 dias ou mais! Aproveite! :)

The Ultimate Travel Checklist

Another Ultimate Travel Checklist

8 Days in a carry on bag. 

12 Essentials for Everyone’s Carry-on 

How to pack 2 weeks in a Carry-on (during winter).

pack list

Gostaram das sugestões? Se você acha que faltou alguma coisa a ser dito ou quem sabe você teve uma experiencia e quer dividir aqui, não deixe de comentar! Compartilhar experiencias e sugestoes é sempre uma boa ideia. :) 

About these ads

7 comentários sobre “Malas e bagagem: como se planejar?

  1. Pingback: Malas e bagagem #2: tudo pronto, e agora? | Life's little souvenirs

  2. ótimo post, Sissa! Eu adoro fazer malas,sou meio louca hahaha Mas sempre levando menos do que preciso, por medo de ficar pesado ou querer comprar alguma coisa. Como resultado, fico repetindo roupas várias vezes hahaha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s