Capitulo 1 – A mudança.

Nao lembro bem de todos os detalhes que antecederam à minha mudança, mas eu lembro que foi uma loucura de dias passando como vento e coisas sendo resolvidas de ultima hora – mesmo que a idéia de se mudar e estudar fora nao fosse nova, uma coisa nunca muda: imprevistos e correria.

Sendo de familia de ascendencia parte italiana e que havia conseguido, depois de anos, traduçoes e burocracias, a cidadania italiana, a idéia de um dia se mudar para a Italia e experimentar a vida nesse paìs nao era novidade e ja havia sido considerada varias vezes. Mas uma mudança desse calibre nao é facil e encaixar todos os pequenos detalhes necessarios para fazer funcionar menos ainda. Ja deixo aqui uma dica: se alguem pensa em algo do genero pro seu futuro, faça um planejamento a longo prazo e considere tudo – tudo. Quanto mais pontas soltas forem deixadas, mais dores de cabeça podem surgir. E as vezes pode acontecer o que aconteceu comigo: a oportunidade chegou rapida e inesperada, quando parecia que as raìzes ja estavam ficando profundas demais e eu tive que deixar familia, amigos, dois cursos universitarios e inumeras outras atividades em Florianopolis, cidade onde eu havia morado entao por 18 anos.

A oportunidade era a de continuar o estudo universitario na Italia, matriculada como italiana (nada de intercambio!) e sem precisar fazer ‘vestibulares’ ou exames de pre-seleçao. E depois de considerar os varios pros e contras decidimos (eu e meus pais) tentar, nem que fosse ‘testando’ por um ano, para ver como e se funcionaria. E entao seguiu-se a correria: papelada, documentos, assina aqui, traduz ali, malas, mudança (a fisica mesmo, tralharada!), cursinho intensivo de italiano para desenferrujar o que eu havia aprendido anos antes e despedidas (sem duvidas a parte mais dificil). E entao fui eu na frente sozinha, para conseguir chegar a tempo dos prazos para a matricula e o inicio das aulas. Nao era a minha primeira viagem de aviao, mas era a primeira sozinha, e foi muito emocionante! Em setembro de 2008 eu estava chegando no Aeroporto di Torino Caselle (TRN), hoje em dia meu amigo e velho conhecido.

Por que Torino/Turim? Torino foi a cidade escolhida porque na época nòs tinhamos familia morando na regiao ja ha varios anos, o que facilitou muito a transiçao e adaptaçao! Sempre melhor ter conhecidos em um lugar onde nunca se esteve antes. Passei os primeiros meses morando com eles até que fosse possivel encontrar um apartamento para alugar e nòs conseguissemos nos virar sozinhos. Nos situamos em Chieri, cidadezinha ‘satélite’ nas colinas da regiao metropolitana de Torino, à 15km do centro e a cidade da minha segunda casa desde entao até hoje…

Com esse post terminam as explicaçoes de ‘background’. Nos proximos dias quero contar quais foram as primeiras impressoes, e falar um pouco mais sobre a cidade de Chieri, sobre Torino e a minha Universidade, nao percam o horario de embarque! :)

3 respostas em “Capitulo 1 – A mudança.

  1. Pingback: Capitulo 2 – Entrando na Universidade. | Life's little souvenirs

  2. Ótimo inicio Sissa. Realmente a parte das despedidas são o maior problema. Você já tinha ido para a Europa antes dessa viagem? Esperando o próximo relato para ver a adaptação ao novo clima e pessoas. Hehe

    • Obrigada por passar por aqui e comentar, guri! O apoio de voces conta muito! Eu ja tinha ido pra Europa sim, quando tinha 9 anos, numa viagem de um mes com a minha familia para fazer um curso de italiano e fazer um pouco de turismo… foi muito legal, mas infelizmente eu nao lembro de muita coisa… memoria de peixe da nisso. =3 Hahahaha. Curte no Face que tu nao vai perder nenhum post novo. :)

Deixe uma resposta

