Cidades: Chieri!

Uma dos topicos que eu pretendo abordar no blog sao as cidades que visitei e conheci por aqui. E nada faz mais sentido do que começar por Chieri, minha central de operaçoes. Vamos entao fazer uma parada na Estaçao de Chieri:

Vista paronamica da Igreja de San Giorgio.

Chieri é uma cidadezinha de mais ou menos 36 mil habitantes que fica na Provincia de Torino, na Regiao do Piemonte. Aqui o pais nao é dividido em estados, como no Brasil, mas em regioes que por sua vez sao divididas em provincias e cada provincia, em varias “comune” – o nome italiano para cidade/prefeitura. Eu sempre digo para os meus amigos que eu moro na area metropolitana de Torino, e isso é mais ou menos verdade; o certo é dizer provincia, mas hoje em dia ja nos acostumamos a dizer que Torino tem uma area metropolitana, como Roma, Milano e as outras grandes cidades. Aqui na Italia é normal uma cidade ter um outro nome, ou digamos assim, um “apelido” e durante a Idade Média Chieri tambem era conhecida como “A cidade das 100 torres” (hoje quase todas derrubadas ou incorporadas nos prédios que as cercaram).

Como me contaram uma vez como “historia” local (e na verdade pode-se mais considerar lenda), diz-se que o nome da cidade teria origem em uma piada feita por ninguem mais, ninguem menos do que Federico I, o Barbarossa em 1154: depois de ter destruido a cidade em uma batalha, ele se virou para as ruinas da cidade e disse: “E tu, chi eri?” (“E tu, quem eras”?). Seria épico, se nao fosse uma historia totalmente sem comprovaçao… A cidade em si é muito mais antiga do que a piada.

Relogios de sol.

Como em muitos lugares da Europa, desde a pré-historia ja existiam ocupaçoes na area. Primeiro supoe-se que essas zonas fossem habitadas por um povo “ligure” pré-romano, como comprovam escavaçoes arqueologicas. No II seculo a. C. os romanos fundaram uma colonia chamada “Carrea Potentia” – um importante centro administrativo da regiao.  Infelizmente nenhuma ruina romana sobreviveu ao teste do tempo. Do periodo medieval nao temos quase nenhuma noticia, a nao ser por poucas coisas como o nome “Chieri” sendo citado pela primeira vez num documento de 955 d. C.  E em 1046 a cidade começou a fazer parte dos dominios dos Savoia – importante dinastia e familia européias que iriam marcar toda a historia da regiao do Piemonte. Em 1155 o Imperador Barbarossa realmente destruiu e conquistou a cidade, derrubando grande parte das famosas 100 torres da cidade, e nao seria a sua unica ou ultima visita… Durante as Idades Moderna e Contemporanea Chieri teve uma historia muito parecida com aquela da Italia e nao teria linhas suficientes para contar tudo aqui.

Fato curioso e que ninguem sabe é que em Chieri, um polo textil muito forte ja ha séculos – até hoje os tecidos utilizados pelo Vaticano e pelo Papa sao fabricados nas industrias aqui da regiao -, foi inventado o Blue Jeans! Isso mesmo! O pigmento utilizado para dar o tom de azul conhecido nas calças jean se encontra por aqui e foi utilizado anos atras na fabricaçao de um tecido. Quando esse tecido forte e resistente começou a ser exportado para os Estados Unidos (onde os Levi’s estavam começando a sua propria marca de roupas para trabalhadores), ele saia do porto de Genova, ou como ele é conhecido em ingles “Genoa” e disso passou por algumas firulas linguisticas até virar “Jeans”.

Chieri teve muitas reviravoltas na sua historia, mas a verdade é que hoje ela é uma cidade pequena e provinciana. Atende os serviços basicos como hospital, supermercado, bancos, farmacias, correio e até um pequeno comércio local. Para lojas maiores ou até mesmo o cinema eu preciso ir até Torino, assim como para ir à universidade. A sua riqueza esta nas inumeras Igrejas medievais e nos prédios medievais e modernos que ainda possui na cidade “velha”.

Ao redor do centro historico temos um suburbio recente – construido nos ultimos 60 anos – e é nesse suburbio que eu moro. Entre a cidade velha e as bordas da “campagna” – zona rural.

Nos proximos posts eu com certeza vou citar a cidade novamente e comentar sobre outros aspectos, por enquanto vamos ficar por aqui, ainda temos muita estrada pela frente!

Piazza del Duomo di Chieri.

Comentem! Digam o que acharam até agora! Tem sugestoes, pedidos, criticas a fazer? O espaço para comentar esta aqui para isso… Mais fotos? Eu sempre posto fotos de Chieri no meu Instagram, para quem tiver conta e quiser novidades em tempo real. :)

8 respostas em “Cidades: Chieri!

Deixe um comentário