Pontos Turísticos: Mole Antonelliana e Museu Nacional de Cinema.

Depois de ter falado um pouco sobre a cidade de Torino, achei que seria interessante aprofundar os pontos turísticos mais famosos e legais da cidade. Vou começar pelo primeiro prédio de interesse histórico e ao mesmo tempo primeiro museu que eu conheci quando comecei a explorar a cidade, mais de 4 anos atras.

Vista aerea da Mole.

A Mole Antonelliana é um prédio de interesse histórico para a cidade de Torino que abriga o Museu Nacional de Cinema – não são estruturas separadas mas tem nomes diferentes e também possuem historias que começaram em momentos diferentes -, primeiro vou contar a historia de um para depois contar a historia do outro.

Vista externa da Mole Antonelliana.

A Mole Antonelliana é um prédio localizado no centro histórico de Torino, feito em alvenaria, possui 167m de altura e atualmente ainda é o prédio mais alto de Torino – e foi o prédio mais alto da Europa na época da sua construção. Projetada pelo arquiteto Alessandro Antonelli e construída entre 1863 e 1897, começou como um projeto de uma sinagoga para a comunidade hebraica de Torino. Em 1873 a prefeitura de Torino ficou interessada em dedicar a construção ao atual rei e fez um acordo com a comunidade judaica (não feliz com os desastres e alto custo da obra), que cedeu o prédio e ganhou outro terreno para a construção da sinagoga. A historia da construção teve muitas indas e vindas, falta de dinheiro, terremotos e problemas estruturais e foi completada 9 anos após a morte do seu arquiteto. Depois da sua conclusão os problemas não acabaram e a Mole continuou sofrendo na mão de tornados (dois no total), um terreno instável e por causa do peso excessivo da estrutura. Seu projeto original foi modificado algumas vezes e varias partes que se destruíram nos desastres foram substituídas, mas a sua grandiosa e famosa cúpula nunca foi modificada depois do projeto definitivo. Entre os anos 60 e 90 a Mole foi utilizada como mirante graças ao elevador que leva até a parte superior à cúpula, e como local para exposições temporárias. Em 1996 a parte estrutural interna do edifício foi reformada com o objetivo de abrigar o futuro Museu, juntamente com uma reforma do elevador, e em 2000, quando as reformas foram concluídas, a Mole virou sede permanente do Museu Nacional de Cinema e o novo elevador panorâmico foi inaugurado.

O primeiro projeto para um museu nacional de cinema italiano data de 1941, pensado pela pesquisadora de Historia e Cinema Maria Adriana Prolo, e nasceu com o apoio do Partido Fascista; desde o inicio, o material que era doado e organizado para o museu era armazenado em salas da Mole Antonelliana, já então construída. Depois do termino da guerra os esforços para a realização do museu continuaram e varias amostras temporárias foram feitas – essas atividades chamaram a atenção de estudiosos e interessados de cinema, estimulando a ideia de conseguir um local para sediar o museu permanentemente. Em 1953 finalmente se constituiu a Associação Museu do Cinema e um local foi encontrado: a primeira sede seria o Palazzo Chiablese, e o museu foi inaugurado em ’58. Durante as décadas 60-90 o Museu também passaria por problemas (incêndios, etc), e até mesmo chegou a ser fechado por motivos de segurança.

Interior do museu. (Foto minha)

Em 2000 foi inaugurada a nova sede: a Mole Antonelliana, que abriga o museu até os dias de hoje. São 3200 m2 divididos em 5 andares e o Museu possui de tudo: desde aparelhos pré-cinematográficos como lanternas e teatros de sombra, até amostras das tecnologias mais atuais como CGI. Existe uma grande exposição permanente que utiliza quase todo o espaço dos 5 andares e funciona num percurso cronológico: dos primórdios da fotografia, sombra, jogo de luzes, à criação do cinema, evolução das técnicas e chega até o cinema atual. Você encontra câmeras antigas, fotografias, posteres, aparelhos, lentes, reprodução de filmes antigos, cenários, estatuas, roteiros, ambientes recriados, objetos e roupas utilizados em filmes e praticamente tudo que um interessado de cinema possa imaginar!

Eu em uma das exposiçoes temporarias :) (Foto minha)

Foi um dos museus mais legais e mais interativos que eu já visitei até hoje, e todas as vezes que tenho visitas na cidade faço questão de levá-las para conhecer (sim, já visitei no minimo umas 5 vezes…); é tao variado e tao completo que entretém desde as crianças até os mais velhos. Alem da exposição permanente a cada temporada o museu produz uma mostra temporária nova, geralmente temática: desenhos Warner Bros, divas do cinema, filmes de guerra, filmes italianos, são algumas das mostras que eu já tive a oportunidade de ver. Eu recomendo muito à visita ao cinema tanto para interessados leigos de cinema quanto para quem estuda e trabalha na area, vale muito a pena!

Brincando no Museu, 2011 (Foto minha)

Depois de terminar a visita ao Museu sempre se recomenda visitar o elevador interno ao prédio que leva até o mirante, que fica no topo da cúpula da Mole Antonelliana. Os bilhetes podem ser comprados juntos com desconto, e se você não tem problemas com altura ou vertigens, o passeio vale a pena! La de cima você tem uma visão a 360° da cidade de Torino, seus arredores, colinas e dos alpes ao fundo – é de tirar o folego! 

Cupula e elevador.

O Museu possui um site em italiano (http://www.museonazionaledelcinema.it), mas nao se preocupe! Dentro dele voce encontra uma pagina com todas as informaçoes essenciais tambem escritas em portugues, para nao restar qualquer duvida. la voce encontra endereço, horario de funcionamento e valor para os bilhetes.

E ai, se interessaram? Com certeza é um museu para se colocar na lista de pontos à serem visitados… Nos proximos dias aguardem os outros pontos turisticos de Torino que ainda vao passar por aqui! Tem muita coisa legal ainda para ser vista. :)

14 respostas em “Pontos Turísticos: Mole Antonelliana e Museu Nacional de Cinema.

  1. Saudações, como vc conhece bem torino tem alguma dica de lugar bom para comer bom e barato estilo lasagnam de roma ou autogrill de milão. Vi uma churrascaria estrela do sul, mas só tem cena preciso de lugar para almoço. Alimentação tem sido um grande problema,pois no geral é bem caro e ficar só no mcdonalds é meio complicado.

    Obrigado.

    • Ola! Em Torino voce vai achar muitos restaurantes simples (e saborosos) ao redor da zona universitaria que fica na Via Pò, Piazza Castello, Via Sant’Ottavio, Via Verdi e arredores. Sao bem no centro historico (perto do Museo del Cinema) e voce pode conseguir uma refeiçao italiana entre 5€ e 15€, dependendo do seu paladar.

  2. Estou com um grande problema, pois não curto artes.

    Mas, em torino achei 5 museus que me interessam:

    Cinema
    Egípicio
    Automóvel
    Antropologia
    Cárcere

    Queria saber se em 1 dia consigo ver todos, já que irei fazer bate volta de milão.

    Realmente torino é uma cidade bem interessante se não tivesse a passagem comprada entraria por ela ao invés de milão.

    Abcs.

    • Ola! Primeiro, obrigada por comentar :) Seja bem-vindo!
      Destes 5 museus que voce comentou, eu conheço o do Cinema, o Egipcio e o do Automovel, e todos os 3 sao excelentes (ainda mais se voce se interessar pelos assuntos). Os dois ultimos nao conheço portanto nao posso opinar.
      Eu nao sei se é possivel fazer tudo em um dia, depende do seu pique, e do quanto vai querer ficar em cada museu!
      O do cinema nao vale a pena ficar menos de 2/3h. O Egipcio pode ser feito em 1:30/2h, e o do Automovel igualmente. Sò nesses tres ja seriam umas 5/7h no total…
      Fique atento tambem para a época do ano e os horarios de funcionamento: que horas os museus abrem e que dias da semana :)

      Abraços!

      • Muito obrigado pelo retorno sim vi os horários não abrem na segunda-feira. Chego em milão numa sexta-feira em maio.

        Estou programando para o final de semana.

        O do cinema realmente é demais adoro a sétima arte, ali pelo jeito são 3 horas por baixo rs.

        Também vou ao cinecittà em roma.

        Muito legal o seu relato, ja que torino não é muito comentada e adoro cinema meu foco na itália vai ser este, já que não sou chegado em pinturas e esculturas.

        Abraços.

    • Eu imagino, é um dos museus mais legais que ja visitei! :D
      E sobre a foto.. eu tirei na minha primeira visita la, e esta num grupo de fotos que estao ‘perdidas’ num dvd gravado e ainda nao consegui recuperar… =/ Veremos! Eu realmente procurei mas nao consegui outras!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s