Cidades: Milano.

Hoje temos uma nova estação da minha viagem! Desde que cheguei aqui ha mais de 4 anos atras, já precisei ir muitas vezes a Milano, por diferentes motivos – é a cidade mais importante do norte da Itália, e em termos de industria, comércio e negócios pode ser considerada a mais importante de todo o território. Quero contar um pouco sobre ela, vamos la?

Milan_with_San_Siro_in_background

Skyline de Milano.

Milano é a capital da região Lombardia e esta localizada no norte da Itália. Em termos de população é a segunda maior cidade da Itália (perdendo somente para Roma), mas como área metropolitana é a maior. É considerada a capital econômica italiana e também capital da moda, do design e do desenho industrial. Para nós aqui ela é importante pela quantidade de serviços que oferece como grande capital metropolitana: um grande aeroporto, a sede do Consulado Brasileiro na Itália e central de inúmeros eventos (shows, convenções, etc). Infelizmente, não é um grande centro turístico ou histórico: se você quer cidades italianas tipicas com escavações arqueológicas, museus, prédios icônicos e paisagens, essa não é a cidade que você procura!

Milano bombardeada.

Milano bombardeada.

Milano foi muito bombardeada e destruída durante as guerras e por isso foi praticamente reconstruída por inteiro nas décadas seguintes: é uma cidade moderna e cosmopolita, com prédios altos (situação que você não ira encontrar em outras cidades) construídos nos últimos 60 anos, restaurantes, museus modernos, um sistema de metro, vida noturna, grandes eventos internacionais, industrias e uma paisagem muito urbana-século XX. Dependendo do seu foco, a cidade vai interessar mais ou menos ao se pensar em um roteiro de viagens; algumas pessoas geralmente visitam a cidade no inicio ou no fim do percurso porque entraram na Itália através do aeroporto de Milano – é uma ideia muito boa e eu recomendo! Em termos práticos, a cidade tem alguns pontos interessantes sim para serem visitados, mas não são necessários mais que 2 dias para fazer um belo passeio pela capital.

O local que mais vale a pena ser visitado em Milano é sem duvidas o centro histórico, la você encontra praticamente tudo: o Duomo, a Galleria Vittorio Emanuele II (e as imediações), o Castello Sforzesco e o Teatro alla Scala; fora do centro você encontra a Fiera di Milano. Existem sim outros museus menores e outros pontos, mas ai vai depender muito do seu interesse e tempo disponivel.

Duomo!

Duomo! (Foto minha)

O ícone da cidade: o Duomo! Como várias outras grandes construções europeias, sua historia foi longa: suas bases foram colocadas em 1387, marcando o inicio da sua construção e seria finalmente terminada somente em 1813, depois de vários arquitetos, construtores, reis, papas, guerras e outras historias. O seu estilo arquitetônico principal é gótico – é uma das poucas grandes igrejas da Itália que adotou o estilo – ainda que não corresponda completamente a um estilo especifico por causa da sua historia espalhada por quase 5 séculos. É uma das igrejas mais bonitas da Itália, interna e externamente, e com certeza vale a pena dedicar um tempo para visitá-la!

Colunas dentro do Duomo.

Colunas dentro do Duomo. (Foto minha)

Galleria vista de fora.

Galleria vista de fora. (Foto minha)

Na mesma praça a dois passos do Duomo nós encontramos a Galleria Vittorio Emanuele II – uma galeria comercial/passagem coberta construída em 1865 que liga a praça do Duomo à praça della Scala. Conhecida pela arquitetura impressionante, beleza e por todas as lojas de marcas famosas que se encontram dentro dela, é considerada uma das sedes do ‘shopping de luxo‘. Talvez você não compre nada por la, mas pode visitar, tirar fotos, tomar um café e dar uma espiadinha nas lojas, vale a pena. Uma tradiçao diz que se você colocar o seu calcanhar no espaço deixado por um pedaço de mosaico que foi retirado do chao na parte central da galeria e girar no seu próprio eixo, você terá sorte e retornara a Milano.

Galleria por dentro. (Foto minha)

Galleria por dentro. (Foto minha)

Gire nos seus calcanhares. :)

Gire nos seus calcanhares. :)

Depois de sair da Galleria você pode caminhar mais um pouco e ir conhecer o Teatro alla Scala. Considerado um dos mais importantes da Europa, já recebeu inúmeros dos melhores e mais famosos artistas de ópera da historia europeia e os espetáculos são apresentados ainda hoje. Ele foi inaugurado em 3 de agosto de 1778 por ninguém menos que Antonio Salieri.

lascala-int

Milano também é famosa pelo centro comercial ‘La Rinascente‘, uma super loja de departamento nos arredores do Duomo que possui vários andares, todo tipo de produtos dos mais caros e absurdos até mais economicos (existem tambem as épocas de liquidaçao!) e um ultimo andar/terraço com restaurantes charmosos e uma belissima vista para o Duomo – é um otimo lugar para fotografias.

Terraço da galeria Rinascente. (Foto minha)

Terraço da galeria Rinascente. (Foto minha)

Coisas que voce sò encontra em certos lugares. Agua de coleçao! (Foto minha)

Coisas que voce sò encontra em certos lugares. Agua de coleçao! (Foto minha)

Pequena e famosa: não deixe de visitar a Igreja Santa Maria delle Grazie; é uma basílica pequena, mas foi o segundo lugar italiano a ser considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO porque dentro dela você encontra o célebre afresco da Ultima Ceia de Da Vinci. É um dos locais mais difíceis de se visitar por causa da longa fila de espera e da estrutura: você é obrigado a agendar a visita porque o local não comporta mais de 15 pessoas por vez, e a espera pode ser de até 6 meses – um dos motivos pelos quais ainda não consegui visitar. Se você estiver muito interessado em visitar, não esqueça de checar o site e agendar a sua visita com muita antecedência!

Cenacolo Vinciano.

Cenacolo Vinciano.

398px-20110725_Castello_Sforzesco_Milan_5557

Castello Sforzesco.

Para terminar um roteiro turístico essencial, você pode ir visitar o Castello Sforzesco. Construído no século XV por Francesco Sforza, o Duque de Milano, foi uma importante cidadela militar na sua época. Hoje em dia é um importante centro histórico e cultural e abriga inúmeros projetos: uma pinacoteca, um museu do castelo, um museu pré-histórico, um museu de arte antiga, um museu de instrumentos musicais, uma biblioteca, uma livraria e um arquivo histórico, entre tantos outros. Não é um dos pontos turísticos geralmente conhecidos, mas se você curte historia, museus e construções, com certeza vale a pena.

Estaçao de trem de Milano - voltando para Torino. (Foto minha)

Estaçao de trem de Milano – voltando para Torino. (Foto minha)

Informaçoes praticas → Eu já fui algumas vezes para Milano: para ir até o consulado, para pegar um voo, para assistir um festival de rock no verão, para conhecer a cidade, para visitar amigos e simplesmente passear. Nunca passei mais de 2 dias na cidade e sempre foi suficiente. A cidade é muito quente no verão (dois anos atras foram registrados 54°, uma anormalidade!) e muito fria e úmida no inverno, então talvez seria melhor evitar os meses de dezembro, janeiro, julho e agosto! Mas mesmo assim é uma cidade interessante de ser visitada, se houver o tempo: passear nos pontos turísticos, pegar o metro, participar de algum evento, ou simplesmente sair para comer e fazer compras! Importante também lembrar que Milano é uma das principais ‘portas’ de entrada para Itália se você estiver de avião: o Aeroporto de Malpensa é um dos maiores da Itália e um dos mais importantes juntamente com o aeroporto de Roma – mas tome cuidado, ele se localiza fora da cidade. Voce tambem pode chegar até Milano de trem, onibus ou carro. 

Milano é uma cidade italiana diferente mas tem o seu charme, basta saber encontrá-lo. Se ficar alguma duvida, pergunta ou curiosidade, não hesite em me perguntar, os comentários estão ai para isso. E até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s