Tradições italianas para Natal e Ano Novo.

natale1

Natal já passou e o Ano Novo está quase chegando, uma boa hora para fazer uma pausa e contar por aqui um pouco sobre as tradições italianas das festividades de fim de ano.

Como é de conhecimento geral, a Itália é um país de maioria católica e segue a tradição crista ao festejar as datas de fim de ano – característica que foi confirmada durante séculos de Historia. E como todo o resto da cultura italiana, assim também são essas festas: cheias de tradição, historias e costumes típicos. Claro que a Itália é um país com muitas nuances culturais diferentes e cada região vai ter as suas características próprias (assim como o Brasil e tantos outros países…), inclusive para o Natal e outras datas importantes. Ainda não tive a oportunidade de passar as festas de fim de ano em outras cidades italianas e, morando no norte da Itália, a minha experiencia e o meu contato até agora foram principalmente com a cultura daqui; e é dessa experiencia que eu posso contar um pouco.

natale2

Como em vários países ocidentais, a comemoração do Natal aqui na Itália já esta bastante secularizada, principalmente pelo comércio e pelas mídias; o que não significa que não exista ainda uma forte presença da tradição católica e da propria tradição historica do paìs. Isso já se nota pelas datas comemorativas e de feriado durante o período: 24/12 ‘Vigília de Natal’, 25/12 Natal, 26/12 Santo Estéfano, 01/01 Ano Novo e 06/01 Dia da ‘Befana’/Epifania – todos sao feriados, exceto o dia 24. Ao contrario do Brasil onde se costuma fazer a Ceia de Natal na Véspera, aqui a comemoração em família varia de região a região, com a maioria preferindo o dia 25 para a ocasião do grande almoço e troca de presentes tradicional.

natale3

Em muitas coisas o Natal aqui é parecido com o do Brasil: uma refeição em família ou com os amigos, troca de presentes (mas o ‘amigo secreto/oculto’ não é muito conhecido…), cidades enfeitadas com luzes, presépios em grande escala, eventos especiais, decorações nas casas (arvore, luzes, presépio, etc) e uma grande atenção do comércio. Uma coisa, porem, é tipica da Europa e vemos muito por aqui: eventos em igrejas durante todo o mês de dezembro, exposições de presépios e outras artes, apresentações de corais e de musica e outras atividades que as prefeituras das cidades proporcionam e que junto com o frio, a neve e todo o clima europeu, criam uma atmosfera clássica de Natal como vista em filmes e fotografias, com direito a um verdadeiro turismo de período natalino. Algumas cidades se transformam por inteiro para receber os turistas e acabam se tornando quase cidades temáticas!

Presépio de Torino.

Presépio de Torino.

natale3

Um pouco diferente também é o Ano Novo. Talvez por ser durante o inverno, talvez por outros motivos culturais, o Ano Novo daqui não é uma festa tao grande e chamativa como no Brasil. As comemorações se resumem a um jantar com a família e/ou os amigos antes da meia-noite, em casa ou em um restaurante, e dependendo da cidade, a prefeitura pode organizar algum evento especial para a virada. Após a virada, o estouro de um vinho espumante e a troca de desejos de um bom ano, as pessoas costumam voltar para casa – são alguns e geralmente os mais jovens a planejarem alguma festa para a madrugada, que sempre acontece em local fechado.

Fogos de artificio, Ano Novo 2010

Fogos de artificio, Ano Novo 2010 – Torino

Dos 3 anos-novos que passei na cidade de Torino, um teve queima de fogos de artificio, outro teve uma comemoração especial na ocasião dos 150 anos da unificação italiana – e foi realmente muito bonito! -, e o ultimo teve somente uma apresentação de musica tipica italiana (os fogos de artificio foram cancelados em todas as capitais…). Como os brasileiros, os italianos também são cheios de superstições em relação ao Ano Novo: vestir lingerie nova e/ou vermelha durante a passagem; jogar pela janela e quebrar objetos velhos ou não usados mais em casa quando o novo ano chega e na cozinha, preparar lentilha para o jantar do dia 31/12 simbolizando riqueza para o ano novo.

Pandoro.

Pandoro.

Panetone.

Panetone.

Bagna Cauda

Bagna Cauda

E falando de culinária, os pratos típicos natalinos são bem diferentes, principalmente aqui no norte! Numa mesa italiana no Natal você pode encontrar: o “vitello tonnato” (ou vitel tonnè, aperitivo tipico piemontes), uma carne cozida e coberta por um molho feito de, isso mesmo, atum!; salmão defumado, panetone, pandoro, tiramisù, tortas salgadas, doces fritos, massas e carnes variadas, a “bagna cauda” (também piemontesa) e mais uma lista enorme de comidas! A variedade de pratos aqui com certeza é grande! (Aqui você pode ver uma lista de pratos por região italiana)

Vitel Tonnè

Vitel Tonnè

Para terminar, essa época tradicionalmente é quando as famílias se preparam e viajam para as montanhas, em busca da neve e das estações de esqui. Uma família pode não ter muitos luxos, mas dedicar uma semana ao esqui e aos outros esportes de neve é praticamente sagrado e os italianos não estão muito dispostos a abrir mão do costume. Essa semana dedicada à neve é chamada de ‘settimana bianca‘, e se não acontecer entre o Natal e o Ano Novo, pode acontecer em janeiro, em fevereiro ou no carnaval – tudo depende de vários fatores, um muito importante é o clima: a quantidade de neve e frio nas montanhas. Quase todas as crianças aqui são incentivadas pela família a aprender a esquiar desde cedo, assim que eles são capazes de esquiar; durante anos vão fazer aulas e depois continuam sempre com a tradição de esquiar quando possível.

lights

Todas essas coisas fazem com que as festas de fim de ano na Itália sejam clássicas – uma experiencia viva da imagem de Natal que nos acostumamos a ver em filmes, séries, livros e imagens -, e sejam muito bonitas de observar, aproveitar e conhecer. Com certeza vale a pena aproveitar a oportunidade de uma viagem para a Europa durante o final de ano, se possível e ao alcance.

E bem, independente da cultura, dos costumes ou do país em que você esteja, desejo a todos os amigos, leitores e visitantes do blog um ótimo fim de ano! Espero que o Natal tenha sido de paz e alegria e que os últimos dias do ano sejam tranquilos e de descanso pro próximo novo ano que logo logo esta chegando. :)

4 respostas em “Tradições italianas para Natal e Ano Novo.

  1. Ótimo post Sissa. :)

    Serio que não conhecem o amigo oculto aí? País perfeito! Heheh.

    Você menciona que os fogos foram proibidos nas capitais em uma das vezes que tu passou o réveillon aí, tev algum motivo especial?

    Bom preparativo para o ano novo para você e sua família Sissa. :D

    • Obrigada! Nao estava muito segura com esse texto mas o pessoal parece ter gostado ^^
      Nao, eles nao conhecem amigo secreto aqui, mas nòs brasileiros ja estamos começando a trazer a tradiçao xD hahahahahaha
      Ano passado quando os fogos de artificio foram proibidos o motivo que deram foi que ‘os fogos assustavam os animais selvagens e de estimaçao’ – e sò isso! Eu nao fiquei tao convencida… talvez tenham ainda outros motivos….

      Bom ano novo tambem! :D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s