Final de férias: Epifania, Befana e liquidações de inverno.

Desde o ultimo final de semana, para a grande maioria da população aqui na Itália, o ano realmente começou; o período natalício teve a sua ultima festa, as aulas recomeçaram, as férias do trabalho acabaram e as liquidações de inverno finalmente começaram! E como tudo isso faz muito parte do “viver italiano” e do nosso cotidiano, eu não podia deixar de comentar sobre com vocês…

Assim como no Brasil, as principais férias escolares na Itália acontecem durante o verão (coincidindo também com as férias de trabalho para quem tiver sorte) e por isso o recesso de fim de ano – inverno no hemisfério norte – é curto, iniciando com o dia de Natal e terminando com a ultima festa tradicional do período no dia 6 de janeiro e feriado civil: o Dia de Reis, Epifania, ou como é mais conhecido aqui, o Dia da Befana.

Epifania do Senhor”, ou “Dia de Reis”, é a comemoração que acontece 12 dias após o Natal, relativo à visita que os reis magos do Oriente fizeram a Jesus, trazendo presentes. Por causa disso, em muitos lugares da Europa é neste dia que as crianças recebem os seus presentes de Natal, e em outros lugares, recebem ainda presentes à mais, especialmente dedicados à elas. Sabe aquelas meias de inverno que o pessoal do hemisfério norte coloca nas lareiras para serem enchidas de presentes? É justamente disso que estamos falando. Outras tradições que envolvem o dia é assar biscoitos e deixá-los durante a noite para a visita dos reis que trazem os presentes, ou para uma outra personagem que é famosa aqui na Itália…

.

.

A befana, ou pefana (termo que vem justamente da palavra “epifania” > bifanìa > befanìa), é uma figura folclórica tipica das regiões italianas: uma senhora anciã que voa com uma vassoura de palha e visita as crianças na noite entre o dia 5 e o dia 6 de janeiro, trazendo doces para encher as meias penduradas nas lareiras ou perto de uma janela. Alem da personagem, ‘befana’ também é o boneco feito à imagem da senhora que é deixado fora das casas, como sinal de que ali moram crianças que querem ser visitadas. Antes de ser incorporada como uma tradição natalícia e católica, a chegada da Befana tinha ligação com tradições agrícolas pagãs, marcando o fim de um ano de trabalho na terra e o inicio de um novo ano solar – por isso a imagem de uma senhora camponesa que trabalha nas colheitas e com o campo, e velha, porque significava o ano velho que estava passando. Passado o dia da Befana, as bonecas ou fantoches eram queimados, dando as boas-vindas ao ano novo e uma troca de presentes era feita em comemoração.

.

Boneca Befana.

Boneca Befana.

Uma versão cristã diz que os reis magos, tentando encontrar o caminho para Belém para levar presentes ao menino Jesus, não encontravam a estrada e por isso pediram informações a uma senhora anciã. Mesmo com muita insistência da parte dos magos, a senhora não quis sair de casa e não os ajudou. Depois do ocorrido ela se arrependeria muito de não ter ajudado, então preparou uma cesta de doces, saiu de casa e começou a procurá-los, sem muito sucesso. Parava em todas as casas do caminho por onde seguia, presenteando os doces às crianças que encontrava, com a esperança de que uma delas fosse o pequeno Jesus. A partir deste dia ela começaria a girar pelo mundo, trazendo presentes a todas as crianças para alcançar o perdão do seu erro.

.

E independente de origens antigas, pagas ou católicas, a tradição ainda é mantida até hoje por muitos italianos, que na manha do dia 6 de janeiro preparam meias cheias de doces e chocolates para os seus filhos ou netos; algumas crianças até mesmo batem na porta dos vizinhos de casa ou apartamento e pedem eles mesmos pelos presentinhos da Befana.

SALDI NEGOZI MILANO

Este é o ultimo feriado do recesso de inverno na Itália e atualmente também se transformou em ponto de partida para as liquidações de inverno do comércio italiano – i saldi – , que começam geralmente no dia 5 de janeiro e dependendo do ano, podem continuar até os primeiros dias de março. Nos últimos anos com a crise europeia e o nível de consumo das famílias italianas caindo, os dois grandes períodos de liquidações se tornaram um grande evento no país (o outro período acontece durante o verão), com datas marcadas, planejamento e até mesmo regras a serem seguidas pelos comerciantes. As lojas tem valores mínimos de descontos para oferecer, tudo tem que estar informado com clareza ao cliente e nada de aumentar os preços dos produtos poucos dias antes! – existe um controle até mesmo neste aspecto. E os italianos sendo um povo que realmente adora fazer compras e adquirir coisas novas, a coisa toda se transforma em um verdadeiro acontecimento, noticiado e acompanhado pela mídia.

.Para muitas famílias, é a única época de sair e fazer as compras desejadas durante 6 meses, evitando de gastar durante os outros meses, quando os preços ainda estão normais. Eu também sigo a mesma onda e faço compras aqui duas vezes ao ano: durante a liquidação de inverno e aquela de verão; a cada ano que passa, começa a ser sempre mais parecido com o que acontece nos Estados Unidos durante os Sales: ruas e lojas lotadas, filas nos caixas e até mesmo filas de espera fora das lojas antes dos estabelecimentos abrirem pela manha. Em resumo: é uma loucura! Mas pode ser uma loucura cansativa ou divertida, depende do quanto você se envolve e dos lugares aonde vai. Se bem planejado, pode ser uma ótima oportunidade de encontrar excelentes negócios e começar o ano com algumas coisinhas novas.

.

E todos estes eventos juntos, para nós que moramos aqui, marcam oficialmente o começo do ano, com trabalho, estudos e muita coisa a ser feita pela frente. Pra mim significa que eu preciso estudar para os meus exames de inverno, ficar em dia com a universidade e me preparar para o meu ultimo semestre de curso! Mas tentarei não sumir, e pretendo até mesmo trazer algumas novidades nos próximos dias e nas próximas semanas… espero que vocês continuem me acompanhando durante nesse ano! Ainda tem muito chão pela frente.

9 respostas em “Final de férias: Epifania, Befana e liquidações de inverno.

  1. Pingback: Sumiços, Faculdade & Vintage Travel Posters: #3 Africa e Asia. | Life's little souvenirs

  2. Do que será que as crianças tem mais medo: do Babbo Natale ou da Befana? :D
    Nada como fazer compras para começar o ano muito bem e feliz e melhor ainda com valor reduzido. Bjos

  3. Interessante, adoro saber esses pequeno detalhes de outras tradições, que muitas vezes nem imaginamos. Tenho parado pra pensar algumas vezes que no Brasil não temos nenhuma tradição TÃO forte assim! Até mesmo no Natal, percebo que a cada ano que passa, menos casas estão muito enfeitadas e animadas… Então a dica é: ir à Itália no inverno ou no verão! hahahahha vou me lembrar disso. Laísa

    • E eu acabo aprendendo bastante tambem, porque alem do cotidiano aqui, sempre acabo indo pesquisar e ler alguma coisa antes de escrever no blog, e sempre descubro algo novo, muito legal! E venha pra Italia sim, ela é linda :D Mas melhor do que vir no verao ou inverno, é vir na primavera ou outono ;)

  4. Adorei conhecer a história da Befana e mais das tradições de Noite de Reis! Para quem ama história, como eu, esses posts são ótimos! Boa sorte nas liquidações, vê se não exagera :)
    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s