Musica pop italiana.

41236152808367097_kB8K7txz_c

Sempre que alguém fala de musica italiana, geralmente a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é opera ou musica clássica; para outros pode até ser musicas românticas e trilhas sonoras, e outros ainda podem pensar instantaneamente em Eros Ramazzotti e Laura Pausini. E nenhuma dessas alternativas estariam erradas, mas o que eu quero mostrar hoje é que a Itália tem bem mais do que isso em termos de musica, e a coisa vai muito além de musicas lentas e trilha sonora de novela brasileira. Desde que cheguei aqui em 2008 eu já ouvi muita coisa diferente: de pop a rock, eletrônica, rap italiano, metal, musicas folclóricas, clássica, musica barroca e tantos outros estilos… A verdade é que a musica aqui é tao variada quanto em qualquer outro lugar, mas nem tudo que é produzido aqui acaba sendo divulgado internacionalmente.

Se eu tentasse escrever sobre a historia da musica italiana, as origens, a opera e todos os feitos importantes para o mundo musical até hoje, ficaria dias e dias fazendo pesquisa e escrevendo; e alguns fatos a respeito isso podem ser ditos: o povo italiano tem uma cultural musical extremamente rica, uma historia muito longa, e até hoje tudo que envolve esse universo é muito valorizado: uma grande quantidade de crianças desde cedo começam a fazer aulas de canto, de dança, de instrumentos e teoria musical, e a enorme quantidade de grupos musicais, orquestras, maestros, tenores, e figuras importantes que esse pais já mostrou ao mundo é somente uma parte disso tudo. Se você ligar a televisão num canal italiano, em vários momentos do dia com certeza vai acabar assistindo a um programa de auditório que tenha banda completa (ou orquestra), backvocals, dançarinos e tudo mais que eles puderem inserir; você também vai encontrar muitos reality-show de competição musical, como ‘Italia’s got talent’, ‘Amici’, ‘X Factor’, que os italianos adoram e assistem torcendo por algum candidato ou outro. E outra coisa também pode ser dita: em termos de musica, eles sabem o que estão fazendo. Não é à toa que a Itália já presenteou ao mundo dezenas de artistas importantes como Vivaldi, Rossini, Verdi, Ennio Morricone, para citar somente alguns.

Hoje eu quero mostrar um pouco da musica pop que eu ouvi e gostei nesses 4 anos. Não vou listar aqui todos os artistas importantes e conhecidos, porque não caberia e eu nem conheço todos, mas fiz uma seleção das musicas pop italianas preferidas que eu sempre ouço e que recomendaria se alguém me pedisse.

Esse post foi somente uma pequena introdução à musica atual italiana. Se vocês se interessaram e gostariam de saber mais sobre, basta pedir que eu com certeza escrevo mais no futuro! Alem da musica pop também posso contar um pouco sobre os estilos diferentes e que normalmente alguém não imaginaria no cenário italiano. Espero que tenham gostado! :)

7 respostas em “Musica pop italiana.

  1. Achei seu post numa pesquisa sobre rock italiano que estou fazendo para meu programa na Rádio 4 Tempos. Para quem gosta de escutar coisas de outros países, volta e meia faço uma seleção de rock de países fora do eixo EUA/Inglaterra. Já teve Australia, Argentina, México, Portugal, França, Alemanha e Iugoslávia. Convido a conhecer em http://www.radio4tempos.com.br no menu programas anteriores, o meu programa chama-se BATEVOLTA.

  2. Muito bom esse post!!
    Gosto muitooo das músicas italianas.
    E atualmente, o cantor Marco Carta…não se fala muito dele no Brasil e gostaria de saber mais sobre ele e outros cantores Pop/Rock da Itália.
    E se puder outros estilos musicais da Itália.
    ☺☺

  3. Ótimo post!
    Fale um pouco sobre Ligabue e Litfiba…. adoooooro!!!!
    Quanto a bandas de lingua espanhola, conheci “LA SONRISA DEL LOBO” em Córdoba, Espanha…. são ótimos…
    Abraços
    Cris

  4. Adorei o post, Sissa! É muito difícil a gente conhecer artistas de outros paises que nãosão da lingua inglesa, né? Atualmente estou descobrindo vários artistas de lingua espanhola – méxico, argentina, espanha, colômbia – e to adorando! Realmente, quando penso na música italiana só me vem Laura Pausini na cabeça :x Vou ouvir a mixtape e dps te conto o que achei!

Deixe uma resposta

