Ferragosto – as férias italianas!

Verao na Italia!

Verao na Italia!

Como a gente já sabe, a Italia fica no hemisfério norte do planeta, e por causa disso tem o seu verão durante os meses de junho, julho e agosto – e fique ligado porque o verão por lá é realmente quente! E quem já viajou para a Itália no mês de Agosto pode ter se deparado com cidades vazias, praias lotadas, supermercados fechados e horarios de funcionamento esquisitos… esse mistério se chama Ferragosto! O Ferragosto é um feriado que acontece todo dia 15 de agosto e – apesar do verão já ter começado semanas antes – marca o inicio oficial das férias gerais dos italianos.

Uma praia na Liguria.

Uma praia na Liguria.

A historia do Ferragosto começou na Roma Antiga com as comemoraçoes das Feriae Augusti, festividades instituidas pelo Imperador Augusto em 18 a.C. para celebrar o final das colheitas, fazer uma propaganda politica imperial e dar um pouco de descanso à população. Festas, banquetes, jogos e corridas de cavalo; durante este feriado os trabalhadores podiam descansar e se divertir, todos estavam de folga!

449b8943a97138702acf71fc97f20df3A tradição atravessou o séculos e é forte até hoje. Atualmente o dia 15 de agosto é um feriado nacional e pode marcar o inicio de duas semanas de férias para a grande maioria da população; empregados recebem férias, as crianças ainda não estão em aulas, grandes e pequenos empresarios escolhem fechar os seus negocios e praticamente todos querem partir para uma destinação: as praias! Por causa disso os sintomas do Ferragosto são sempre parecidos: cidades não litoraneas ficam desertas (desertas mesmo, não é um exagero!), praias ficam lotadas e muitas lojas, supermercados, farmacias, shoppings e vendinhas de esquina ficam fechados. Além disso, a época de 15 a 31 de agosto é marcada por muitas festas, festivais de musica, pic-nics nos parques, corridas de cavalo e jogos populares.

fca1fec7e5d80a8bee58d20e8cdc5880

Verao sem Limoncello nao é verao!

Se você pretende visitar a Italia neste periodo, leve em consideraçoes esses fatos. As cidades maiores (Roma, Florença, Milão) “funcionam” normalmente, mas fique atento porque museus, hotéis e outros lugares podem ter horarios de funcionamento diferentes do usual. Cidades pequenas podem estar bem vazias e até mesmo sem uma boa estrutura para receber os viajantes. Na cidade onde eu moro, Chieri – por exemplo – alguns supermercados ficam fechados durante uma semana, e as farmacias fecham durante duas, funcionando sò em casos de “emergencias”. Qualquer que seja o seu roteiro e destinação, é vital pesquisar e se informar antes para não dar de cara com surpresas desagradaveis no meio da viagem.

Outros lembretes importantes para os interessados em viajar para a Italia em Agosto: este é o mês mais quente do ano no territorio italiano, algumas cidades podem chegar a ter até mesmo 55°c nas horas mais quentes do dia! (como aconteceu em Milão, no ano passado…) Em geral a temperatura do mês vai ficar entre 30-35°, a não ser que você va conhecer as montanhas. Esta é uma das altas temporadas italianas, e por causa das férias gerais dos italianos o preço das coisas pode subir consideravelmente desde o seu hotel, até refeiçoes em restaurantes e pequenas compras e lembrancinhas.

Um pouco de cultura, de historia e um pouco de dicas no post de hoje. A dica de ouro para qualquer situação é sempre a mesma: pesquise, se informe e planeje – aproveite a viagem do melhor jeito possível. E boas férias para quem está na Itália! :)

3-2012-08-21 10.30.54 2-2012-08-21 14.08.58

4 respostas em “Ferragosto – as férias italianas!

  1. Pingback: A semana em outros blogs #7 | Nat Puga ♥ My Lover's Box

  2. adoro seus posts sobre a cultura italiana! Nada como conhecer os costumes da cidade por alguém que mora lá né? Acho que o bom da Itália é sua localização, apesar de ficar frio, tem momentos que o sol aparece e rola uma praia. Não é igual a Noruega por exemplo haha
    beijos, que bom que você voltou!

    • Obrigada, guria! ^^
      Pois é… Pouca gente percebe que na Italia tem todas as estaçoes do ano, com todas as temperaturas! Hahahahhaa, la a gente tem menos 0° e até mais de 40°c… Tem pra todos os gostos, e praia sempre rola! ;D
      Beijos ^^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s