Passeio em Curitiba

No centro de Curitiba...

No centro de Curitiba… O ‘Bondinho da Leitura’.

No inicio do mês e aproveitei as minhas férias e o convite de alguns amigos e fui visitar a cidade de Curitiba, no Paranà. Já havia visitado a cidade algumas vezes quando criança, mas dessa vez resolvi prestar mais atençao nos lugares que eu visitava… Não deu para conhecer a cidade toda porque eu não estava em ritmo de ‘turista’, mas sim de ‘visita’, passando tempo com amigos e aproveitando a cidade aos poucos. Mesmo assim, em 3 dias consegui visitar lugares muito legais e valeu a pena.

2-IMG_1723No primeiro dia fui conhecer o Museu Oscar Niemeyer. Para aproveitar o sol e o calorzinho raros para o meio do inverno, visitei primeiro o parque ao redor do museu: arvores, bancos, adultos, crianças e animais de estimação – o clima e o ambiente são otimos para aproveitar uma tarde do jeito que você preferir; se eu morasse por la visitaria bastante… Sou uma fã de parques.

1-IMG_1719O prédio do museu é uma obra de arte/arquitetonica em si; projetada pelo arquiteto que da o nome, foi apelidada de ‘Olho’, apesar da forma ser inspirada em um movimento de uma bailarina! Dentro do museu visitei a parte onde ficam expostas maquetes de todas as construçoes do Niemeyer (muito legal), mas gastei a maior parte do tempo conhecendo a exposição temporaria que estava rolando na época: “A Magia de Escher” – que “exibe cerca de 85 obras do artista holandês M.C Escher, além das instalações interativas que recriam o universo do artista”. Lembram daquelas imagens de ilusão de optica que os nossos professores de Educação Artistica nos mostravam durante as aulas? São deste cara aqui e tem para todos os gostos! Ilustrações, instalações, artes 3D e mais um monte de formas originais e inusitadas de reproduzir desenhos e conceitos para enganar os olhos. A exposição em Curitiba já terminou neste ultimo domingo, mas ouvi falar que ela circulou em outras cidades brasileiras… vale muito a pena conhecer!

Esse lugar era preparado especialmente para tirar fotos com ilusoes de optica!

Esse lugar era preparado especialmente para tirar fotos com ilusoes de optica!

A autora do blog aproveitando uma das ilusoes...

Eu aproveitando uma das ilusoes…

Esse dia terminou com um café da tarde no ‘MON Café‘, com direito a tortinhas salgadas e boas sobremesas. Para marcar o dia, passei na MON Loja, a loja de souvenires e artigos de presentes do museu e levei para casa um par de lapis de coleção (porque, para falar a verdade… era tudo lindo mas o preço não era amigo!). Ja o café tinha preços normais para um lugar do genero e o museu foi otimo! – mesmo não pagando meia o valor foi R$6,00, muito bom para um museu desse nivel!

O famoso tunel que liga o museu ao 'olho'.

O famoso tunel que liga o museu ao ‘olho’.

No segundo dia fui visitar o Centro Historico de Curitiba, um passeio mais ao ar livre e caminhando. Depois de um almoço na praça Osorio, partimos em direçao do Largo da Ordem e seguimos o trajeto que contempla “a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Catedral Metropolitana, a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco, a Sociedade Garibaldi, o Memorial da Cidade de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, além do Relógio das Florese a Fonte da Memória”, com paradas para tirar fotos nas Igrejas, nas fontes e no Relogio das Flores. Ali ao redor você encontra também vários restaurantes, pubs e lojas, tudo com clima meio bohemio de centro historico. É uma boa ideia se você quiser fazer uma parada para descansar e recarregar as energias…

8-IMG_1753 7-IMG_1750

No ultimo dia fui almoçar no Mercado Municipal. A parte de baixo funciona como um mercado publico tradicional, com varias lojas de carnes, peixes, biscoitos, vinhos, queijos, artesanato, café, secos e molhados de todos os tipos, e o segundo andar funciona uma praça de alimentação, com muitas opções de restaurantes e um espaço bem amplo e agradavel para sentar. A minha escolha foi uma panqueca de filet mignon e quatro queijos, que estava uma delicia… De tarde o passeio foi na Praça da Espanha, uma escolha super legal para um sábado ensolarado! Estava rolando uma feirinha de antiguidades e outras coisas legais, ao redor da praça existem vários cafés, sorveterias, bares e restaurantes, o que garante o movimento e a animação do lugar!

Falando nisso, uma das coisas que mais gostei em Curitiba foi justamente a quantidade de praças, feirinhas, parques e espaços publicos para curtir o ar-livre… fui pesquisando e encontrei este site que indica uma porção deles: Parques e Praças de Curitiba.

Foi pouco o que eu consegui ver da cidade, mas tudo foi muito agradavel e valeu muito a pena visitar! Ficou aquela sensação de ‘quero voltar’ e até mesmo ‘eu poderia viver por aqui’… E voces, ja visitaram Curitiba? Que lugares conheceram? Indicam algum lugar ou passeio imperdiveis?

2 respostas em “Passeio em Curitiba

  1. um passeio bem legal é rodar os principais pontos turísticos num ônibus chamado Jardineira. faz tantos anos que fiz esse passeio que até achava que não existia mais… mas EXISTE! =D http://www.guiacuritiba.com.br/turismo/jardineira.php

    e tem outro que não é exatamente para conhecer Curitiba, mas a partida é a partir de lá. http://serraverdeexpress.com.br/serra/destinos Eu fiz o trajeto Curitiba-Morretes-Curitiba, mas ele vai além. em Morretes há restaurantes bem gostosos, a arquitetura é uma graça, e há diversas opções de atividades para “entrar em contato com a natureza”. ;)

    beijos

    • Valeu pelas dicas, guria! Quero muito voltar pra Curitiba, adorei a cidade, é cheia de coisas pra fazer :D
      E anotei teu celular ;) Vamos tentar e combinar alguma coisa sim… agora to meio ocupada com familia, mas assim que der eu te aviso! Beijos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s