Quando visito Floripa eu…

32847b7bce3fb82c2b0647c79886e378

Oi gente, tudo bom com voces? Eu sei que eu sumi novamente, mas agora as férias de formatura acabaram e tudo vai voltar ao normal. Falando em férias, eu morei muito tempo em Florianopolis (quer dizer, praticamente a vida inteira) e por motivos obvios sempre volto pra la quando posso tirar férias e ir para o Brasil. Este ano não foi diferente e pude passar um bom periodo na capital manézinha. Por isso pensei em compartilhar com voces algumas coisas da cidade, e quem sabe inspirar alguém a conhecer a Ilha. :)

89201c6007f37e9954c61ac47cdfdae5

0e42c159cfba41e4763808147ecd6707

Para quem ainda não foi apresentado, Florianopolis é a capital do estado de Santa Catarina e se localiza, em parte, em uma ilha – dizem até que é a capital brasileira com o melhor IDH. Habitada originalmente pelos indios Carijos, foi colonizada por açorianos, portugueses, paulistas e vicentistas – e atualmente por gauchos e por paulistas, novamente. No inicio da historia do Brasil a ilha ficava num ponto estratégico de defesa e por isso ganhou a construção de varias fortalezas, que estão abertas ao publico para visitação. Acho que o fator mais especial da cidade é o fato de ser uma ilha e as consequencias disso são tanto positivas quanto negativas.

As positivas: praias por todos os lados, de todos os tipos! De mar aberto e turbulento, de mar fechado (baìa) e aguas calmas, para famílias, jovens, hippies e festeiros – tem para todos os gostos! Inseparavel das praias temos as paisagens. Infelizmente, cada vez mais as paisagens naturais estão dando lugar à selva de pedra, mas não completamente! De praias, lagoas, morros, trilhas, baìas e mais um pouco – ainda tem muita coisa bonita para se ver. Outra coisa que eu adoro de Floripa é a culinaria: se visitar a cidade não deixe de conhecer alguns dos diversos restaurantes de frutos do mar à beira das praias; pescadas, tainha, pirão d’agua, casquinha de siri, camarão (e tem aqueles que também curtem ostras e berbigões…), tudo fresquinho do mar. Se for fazer um passeio mais urbano, pare para tomar um suco de frutas em uma das casas de suco espalhadas pelo centro da cidade; elas estão por todos os lados e sempre tem umas 30 opções de sucos feitos na hora. As tigelas de açaì com guaranà também são famosas.

Negativas: bem, é uma ilha bem comprida e bem estreita; isso não ajuda muito na mobilidade urbana e no deslocamento entre um lugar e outro… Esteja de carro ou de onibus, sempre preste atenção no transito e se precisar ir a algum lugar distante, se planeje e saia antes! Infelizmente, o transito é uma das coisas que menos funciona em Floripa e um dos maiores desafios atualmente. (Medo de se perder no transito? → Um aplicativo pode te ajudar). Outra coisa chata é quando chove: todas as praias e locais abertos perdem o seu encanto e você precisa descobrir lugares pra conhecer, o que pode ser facilmente resolvido com os shopping-centers, restaurantes e bares.

03c8490690588699dbcb204a19c1af6f

7a6a3cd4a315110026f2c816a674c663

E se você quiser realmente turistar por Floripa, o que visitar? Experimente: o Teatro Ademir Rosa e o Museu de Arte de Santa Catarina no CIC, o Museu Victor Meirelles, o Museu Cruz e Souza, o Museu de Armas Major Lara Ribas, localizado no Forte Sant’Ana (ao lado da Ponte Hercílio Luz), algumas localidades tipicamente açorianas como Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa – super charmosas! –, a Praça XV de Novembro e a Catedral, as fortalezas, a paradisiaca Ilha do Campeche, o Mercado Publico e é claro… a Ponte Hercilio Luz, cartão-postal da Ilha. Ja visitei grande parte dos lugares citados (todos ainda não, acreditam?) e recomendo os museus, as fortalezas, as praias, as localidades, um passeio pelo centro… Um pouco de tudo.

Dica final: pensando em visitar Floripa nas festas de final de ano? Se planeje com muita antecedencia, é a época do ano que a Ilha recebe mais visitantes – a quantidade de pessoas dentro da Ilha quase triplica – e se não tomar cuidado, pode acabar passando por perrengues. Em geral, evite Natal, Ano Novo e Carnaval, mas se não puder evitar, se antecipe!

E aproveite muito a Ilha dos manézinhos. :)

25b0005dade28a44fd09f6c2a6878c52

A figueira centenaria na Praça XV de Novembro.

A figueira centenaria na Praça XV de Novembro.

676f81bf4580adbd2fa73eaeac0c29f7

Mercado Publico.

Mercado Publico.

(Fotos via Pinterest.com)

Inscriçoes Rupestres na Ilha do Campeche.

Inscriçoes Rupestres na Ilha do Campeche.

Ilha do Campeche

Ilha do Campeche

2-IMG_0225

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s